Loading

Notícia

II Circuito Nacional da Raça Jersey em Itajubá

O II Circuito Nacional da Raça Jersey, promovido pela Associação dos Criadores de Gado Jersey do Brasil, terá início neste mês de abril durante a Expo Itajubá, no Parque de Exposições Governador Aureliano Chaves, em Itajubá/MG. A feira está agendada para o período de 20 a 27 de abril, sendo o dia 26 de abril reservado para o julgamento da raça Jersey. A competição terá como jurado oficial Roberto Vicente Lopes. O dia terminará com o evento “Noite do Jersey”, quando acontecerão palestras sobre manejo de ordenha e qualidade do leite, mitos e verdades sobre o leite, conceitos, regras e objetivos da raça.

Uma das novidades este ano é que Santa Catarina, Estado com grande concentração da raça, sediará duas etapas. A primeira delas será na cidade de Braço do Norte, durante a Feagro 2017, que acontece de 6 a 11 de junho. O julgamento de Jersey ocorrerá nos dias 9 e 10 de junho. Já em Chapecó, que estreará no Circuito, as competições serão nos dias 13 e 14 de outubro, durante a Efapi 2017. A feira será de 7 a 15 de outubro.

O II Circuito Nacional da Raça Jersey ainda terá uma etapa na Agroleite 2017, agendada para 15 a 19 de agosto, em Castro/PR, com julgamento da raça agendado para os dias 17 e 18 de agosto. Já na Expoijuí Fenadi, de 10 a 22 de outubro em Ijuí/RS, os julgamentos serão nos dias 20 e 21 de outubro, comandados por um dos mais renomados jurados de gado leiteiro, o médico veterinário Claudio André da Cruz Aragon, que é Diretor Técnico de raças leiteiras da central de inseminação Semex Brasil e possui mais de 30 anos de atuação na pecuária leiteira sendo reconhecido internacionalmente como um dos melhores profissionais de sua área.

A expectativa é de que todas as etapas do evento apresentem animais Jersey de extrema qualidade, muitos deles oriundos de criatórios que formaram seus planteis a partir da genética ofertada pela Semex Brasil. “O Circuito Nacional Jersey tornou-se uma grande vitrine para raça no Brasil e trouxe maior representatividade ao rebanho nacional. Os animais que são eleitos Campeões Nacionais em cada categoria do Circuito tornam-se muito valorizados no mercado. Para a Semex Brasil, que conta com o Programa da Raça Jersey, uma exclusividade no setor de genética no Brasil, o Circuito possibilita acompanhar de perto as necessidades da raça e os anseios dos criadores.”, diz Kátya Castro, coordenadora Raça Jersey Semex. Além do Programa, a empresa conta com um Catálogo Leite Importado com animais avaliados da raça.

Informações adicionais sobre o II Circuito Nacional da Raça Jersey podem ser obtidas no o site da Associação dos Criadores de Gado Jersey do Brasil: www.gadojerseybr.com.br

Sobre a Semex

O GRUPO SEMEX, há mais de 35 anos no mercado, carrega o conceito de ser uma fonte de soluções completas em genética bovina. No Brasil, é composto pela central de comercialização, exportação e importação de sêmen SEMEX BRASIL, a central de coleta e industrialização de sêmen TAIRANA, a central de produção e prestação de serviço CENATTE EMBRIÕES e a SRC SUPPLY, que comercializa equipamentos para IA e saúde animal. Com exceção da última, as demais empresas fazem parte da SEMEX ALLIANCE.

Fonte: Publique

19/04/2017